Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PL 5921/01: já ouviu falar?


Sabia que existe um PL que está há 12 anos esperando ser votado? É o PL 5921/01, que visa regulamentar a publicidade infantil no país. Hoje em dia, nossas crianças são vistas como nicho de mercado e são massacradas com propagandas de tudo. Inclusive de coisas que não são direcionadas ao público infantil.

Eu não sei vocês, mas aqui em casa a TV fica boa parte da manhã ligada num canal infantil da tv por assinatura. E é incrível, um desenho de menos de 15 minutos tem um ou dois intervalos, onde o que se tem é... PROPAGANDA DIRECIONADA À CRIANÇA! Milhares de brinquedos desnecessários, alimentos inadequados, gordurosos, cheios de açúcares, corantes, aditivos, suco de cogumelo soja, lanche de minhoca da rede do palhaço (e da girafa e por aí vai), roupas, sapatos, eletrônicos. Propaganda de um livro infantil a gente não vê.

 Normalmente, todas essas propagandas vêm associadas a um personagem infantil que as crianças conhecem bem e normalmente se identificam com eles. Com isso, a criança, na sua inocência, sente-se compelida a ter o produto para ser igual ao personagem. Mexe-se com o desejo da criança. Também forma-se um mercado consumidor futuro, com necessidades inexistentes e um padrão de consumo. Por exemplo: qual o sentido de haver em canais infantis propagandas de produtos de limpeza? Simples: atingir a mãe (a avó, a tia, o pai, o avô, o tio, a cuidadora, o cuidador, enfim) e ir aos poucos enfiando a informação cérebro adentro da criança indefesa para que ela seja uma consumidora futura.

Ah, isso é teoria da conspiração, mania de perseguição? Não é não! Atire a primeira pedra aquele que não usa determinado produto de determinada marca porque a mãe usava e se lembra das propagandas da infância! Eu faço isso com um extrato de tomate (que tem um personagem infantil na lata!) e só hoje eu paro pra pensar se eu de fato gosto dele ou se ele é a melhor escolha pras minhas refeições!

Então, se você tem um mínimo de consciência (ou se está de saco cheio com seus filhos pedindo tudo o que vêem na TV), informe-se um pouco mais. Saiba como você pode auxiliar para a aprovação do PL. Um primeiro passo é postar sua opinião nas redes sociais usando uma das seguintes hashtags:

Também visite Infância Livre de Consumismo.  Outra boa opção é você mandar um email pra algum deputado. Nesse post aqui tem o email de todos os que fazem parte da Comissão, além de mais instruções acerca de como você pode contribuir.

Bora lá mudar essa realidade?

Licença Creative Commons
O trabalho PL 5921/01: já ouviu falar? de Elaine Miragaia foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Este texto possui uma licença Creative Commons BY-NC-SA 3.0. Você pode copiar e redistribuir este texto na rede. Porém, pedimos que o nome da autora e o link para o post original sejam informados claramente. Disseminar informação na internet também significa informar a seus leitores quem a produziu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário